Espero que gostem!
Se gostaram, CLIQUE EM AGRADECER...
Então vamos lá!
Explicação:
Tutorial feito por: Elver Maguh
Editado por: Elver Maguh, Manjyome Black
Créditos: Elver Maguh, Somente usuários registrados poderão ver os links. (algumas dicas), B-YEAH (modificando versões)
•Este tutorial foi criado com o intuito de ajudar iniciantes no mapping a conhecerem seu editor entre outras coisas que serão ditas neste tópico.
Conhecendo seu Map Editor:
Remere's Map Editor
(Feito por Elver Maguh)
Bom, como alguns sabem, o Remere's Map Editor, mais conhecido como RME foi liberado já tem algum tempo e com várias correções e suporte 8.50, um editor muito mais complexo que os já liberados até hoje, apesar de todas essas facilidades que ele possui algumas pessoas tem dificuldade de usá-lo.
Detalhes: Se você utilizar o Terrain Pallet (Palheta/Paleta) mesmo com o auto-border desligado seus pisos são randomizados automaticamente.
_____
Terrain Pallet
Nature:
Nesta aba/paleta temos tudo relacionado a natureza (somente pisos), como água, grama, terra, areia, gelo entre outros que vocês podem ver utilizando o editor.
Cave:
Nesta temos o básico utilizado em cavernas, os pisos normalmente usados, lava, água, entre outros.
Snow:
Nesta se encontram tudo relacionado a gelo, montanhas gélidas, escadas e outros pisos utilizados.
Town:
Aqui encontramos tudo que pode se formar uma construção/cidade/vila e etc, pisos, paredes e etc.
____
Dooadad Pallet
Corpes:
Nesta aba logicamente se localiza os corpos de monstros/humanos e etc.
Exterior:
Literalmente tudo que existe no exterior (não, não me refiro a outros países), alguns exemplos de itens que há nesta: Portal, alavancas, cabanas, carroças entre outros.
Hangables:
Nesta aba encontramos tudo que pode ser usado como decorações em paredes, como blackboards, placas e outros utensílios.
Interior:
Literalmente tudo que existe no interior ( ), exemplos de itens que são encontrados nesta aba são: caixas, estantes, mesas, cadeias, tapetes e alguns tipos de plantas usadas em casas.
Magic Fields:
O nome mesmo já diz, campo mágico melhor dizendo, os conhecidos fire, energy e poison field entre outros.
Nature:
Literalmente tudo que existe na natureza, árvores, arbustos, tufos, pedras, plantas e mais.
Snow:
Nesta aba encontramos tudo que tenha haver com o tema gelo, items como, relógios, cadeiras, alguns tipos de piso, arvores e pedras.
Splash:
Água, sangue e outros fragmentos líquido.
Trash:
Literalmente, lixo.
Statues:
Estatuas
Underwater:
Nesta aba só existem items aquáticos, pedras, barcos em ruínas, items aquáticos mesmo como: estrela do mar e outros.
____
Item Pallete
Containers:
Os compartimentos do jogo.
Equipament:
Equipamentos, armaduras, etc.
Food:
Comida, de todos os tipos...
Ornaments:
Amuletos, anéis....
Runes:
TODAS as runas do jogo que já foram implantadas e as que não foram também.
Shields:
Escudos.
Tools:
Ferramentas, pá, picareta, serrote, etc.
Trinkets:
Bom, não sei explicar direito, mas são relógios, dados, enfim, alguns objetos de "enfeite".
Weapons:
As armas do jogo, espadas, clavas, machados...
Writables:
Items em que você pode escrever, pergaminhos, livros etc.
Raw Pallete
Raw Pallete são os items, como no simone map editor, items soltos, os ids mesmo... No doodad pallete, por exemplo, você bota a "cabeça" da cama e a cama inteira aparece, aí é tudo separado, as categorias são:
Boats
Cave
Containers
Exterior
Grounds
Interior
Nature
Others
Sea
Splash
Stairs/Ramps/Ladders...
É basicamente a mesma coisa que trabalhar no SimOne's Map Editor, porém tendo as paletas mais atualizadas e organizadas.
Tutoriais
Como por monstros no mapa:
Bom, vá até creature Pallete, e clique em place spawn, selecione um lugar e ... PRONTO, agora é só você adicionar as criaturas no spawn.
O Remere's Map Editor traz outra novidades, agora você não precisa ficar editando o creatures.xml, basta você fazer isso:
NPCs:
Se o map editor carregar um mapa e ter algum npc desconhecido ele irá pedir para você selecionar os npcs na pasta do OT, vá até a pasta data/npcs, clique no primeiro npc, agora segure Shift e clique no ultimo npc e de abrir.
Pronto! Agora o map editor terá os npcs do seu otserver.
Como fazer montanha:
Selecione Mountain no terrain pallete e Faça a montanha... agora para por as "bordas" da montanha eu vou explicar logo abaixo.
Ferramentas
Vá no Terrain pallete, repare que existe uns ícones (feitos pelo Héliton)

Aí você vai usando isso para por a "borda" nas montanhas, ele também pode ser usado para por bordas nos items como wooden floor, para pontes.... e ele é um "auto border manual".

Usado para apagar.
Normal Door, Locked Door, Quest Door e Magic Door:
São as portas, OBS: só você usar numa parede que o MAP EDITOR automaticamente seleciona o tipo de porta.

Janelas do Update 7.92, aquelas que da para fechar.

Janelas normais, que não é possível fechar.

Área de protection Zone.

Igual a pz tool, só que sua mana sobe e tal...

Uma área em que você fica com battle.

Área em que os players podem se atacar.
-----------------
Outras Explicações
Como rodar os items?
Simples, com alguns items do DOODAD palette é possível rodar, apertando a tecla X
Como Randomizar mapa inteiro:
O Remere's Map Editor conta com uma função muito útil para os otservers em que você fez com o SimOne Map Editor, "Randomize Map"
Nessa função ele randomiza quase todos os tiles, as gramas, o gelo, a terra das caves e etc...
Para fazer isso vá em Edit > Border Options > e clique em Randomize Map.
Como Fazer todas as bordas:
Essa função permite por bordas no seu mapa inteiro de uma vez, vá nas opções do auto border e clique em Borderize Map, o seu mapa ficará com as bordas.
Como aumentar o zoom?
Simples, use a "roleta" que tem no mouse.
Como mudar a versão do meu mapa?
No mapa em que deseja modificar a versão, você clica em Map > Properties, ou aperta Ctrl + P. Então, no quadrado Client Version, escolha a versão necessária e aperte OK. Salve. Tenha em mente que pode não ser possível transformar mapas em versões antigas (e.g.: 8.1 para 7.8), pois alguns IDs não existirão.
Como adicionar cidades?
Map > Edit Towns > Add
Selecione o jeito que você quer e clique em OK.
Como faço para alterar andar?
Use o "+" e "-".
Como faço para apagar tiles de casas / PZ?
Você pode apagar com qualquer "pincel", mantenha pressionada a tecla CTRL e desenhe. (Shift ainda funciona como normal)
Como eu utilizo a ferramenta apagar?
Selecione a ferramenta de apagar (Eraser

Se você só clicar com o botão esquerdo do mouse, você só removerá itens na posição atual.
Se você manter pressionada Ctrl ao clicar com o botão esquerdo do mouse, você apagará telhas e chão.
Se você manter pressionado Shift ao clicar com o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens.
Se você mantenha pressionada Ctrl, Shift e o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens e todo terreno.
A não ser que você desmarque a opção "Eraser não deleta unique itens" no Menu preferências a borracha não exclui itens em containers ou itens com unique e / ou action ID.
Como eu faço casas?
Bom, para fazer casas no Remere's Map Editor você deve criar uma cidade primeiro....
Para criar uma cidade vá até MAP > EDIT TOWNS
Ali você faz a cidade...
Agora faça uma casa, vá no pallete de casas, selecione a cidade e clique em ADD.
Selecione os Tiles da casa e depois a saída dela.
Pronto, aí está sua casa.
Eu não encontrar um certo item, onde está ela?
Você pode encontrar todos os itens utilizando o "Raw Palette" ou procure - o pressionando "J" no teclado. Você pode procurar por ambos os nomes e IDs. A lista com todos os itens encontrados de pesquisa serão exibidos em uma lista abaixo.
Como importar mapas?
Abra seu mapa e vá na aba File, depois clique em Import e Import Map

Vai aparecer uma imagem similar a essa:

Então, você configura as coordenadas de onde vai começar a colar o mapa importado. Cuidado: ele irá importar o mapa do X=0, Y=0, Z=0. Se o seu mapa começa na coordenada X=20, Y=20, Z=7, e você importa para X=400, Y=400, o mapa começará no X=420, Y=420, Z=7. Se estiver alguma parte de mapa no local onde você vai colar, você pode escolher se remove ou não os tiles.
Como ir para uma certa coordenada?
Aperte Ctrl + G e escreva a posição desejada (Ex.: X=1000, Y=1000, Z=7). Então, confirme.
Como faço para copiar / colar / mover uma parte do mapa?
Se você tem um item ou "pincel" selecionado de um espaço para selecionar o "ponteiro" (ou o que ele é chamado). Agora mantenha pressionado shift e arraste o mouse, mantendo baixo botão esquerdo do mouse para selecionar uma área. Agora, você pode simplesmente mover a área selecionada ou pressione Ctrl + c, Ctrl + v para, em seguida, colá-lo no Editor. Você precisará clicar com o botão esquerdo do mouse antes de botar o conteúdo colado ao próprio mapa.
Eu não posso colocar staglamites sobre a água!
Você pode colocar doodads sobre blocking tiles, mantenha pressionada ALT.
Eu quero outra árvore! Posso ver os tipos de variações?
Mantenha pressionada CTRL e clique em espaço, enquanto o doodad estiver selecionado a variação mudará.
As paredes têm a orientação errada! Como faço para rodar elas?
Mantenha pressionado ALT com o wallbrush selecionado e clique no tile para girar que parede.
Como fazer montanhas de neve/gelo?
Bom, primeiro você deve baixar isso AQUI, quando substituir os arquivos, vá até a terrain pallete, e depois snow.
Irá perceber que há dois novos ícones, snowy mountain e icy mountain.
Agora clique neles, faça a montanha que quiser, ficara meio "bugado", agora vá à ferramenta "optional auto border", e faça as bordas da montanha de gelo.
Atalhos
T - Terrain Pallete.
H - House Pallete.
I - Items Pallete.
D - Doodad Pallete.
C - Creature Pallete.
R - RAW Pallete.
X - Girar items.
SimOne's Map Editor
Imagem explicativa

O primeiro "item" (papel) do menu (da direita pra esquerda), serve para criar um novo documento, no caso, um novo arquivo .otbm
A pasta (segundo item da direita pra esquerda), serve para abrir arquivos .otbm e .otx, ou seja, seus mapas.
O Disquete(?) serve para você salvar o mapa. ( )
A sete serve para selecionar alguma coisa, ou até mesmo des-selecionar (como se as setas servissem para outra coisa).
O quadrado (que na verdade é uma ferramenta de recorte), serve é claro, para selecionar/recortar e remover uma ou várias partes de um mapa.
Obs: Após selecionar com a ferramenta de recorte, para copiar/colar é necessário selecionar o "item" copiar/colar (do lado esquerdo da seta)
O lápis serve para você selecionar o número de sqms do "pincel/seta".
A borracha serve para apagar... E claro, também da para selecionar o número de sqms que ela vai apagar.
Quadrado branco com borda verde (lado direito da "borracha"), mais conhecido como Protection Zone Tool, serve é claro, para demarcar as áreas que serão "protegidas" (onde players e monstros não podem atacar nem ser atacados).
O quadrado amarelo, mais conhecido como No-Logout Tool, serve é claro para impedir o jogador/player de logar/sair.
O quadrado verde sem borda tem praticamente a mesma função do Protection Zone, porém, jogadores com skull/battle podem entrar (mas não podem atacar nem ser atacados)
O quadrado vermelho, mais conhecido como PVP Tool, tornar certas áreas do mapa pvp, mas só é necessário utilizá-la caso o servidor seja "non-pvp"
A casa é claro, permite que você configure/crie/modifique as casas do seu mapa.
- View
1. Materials
Não é necessário uma explicação ampla, pois sempre que você abrir o editor, ele estará lá. Caso você feche sem querer a janela de materiais, basta ir em "View > Windows > Materials" (ou apertando ctrl+m).
2. Information
Serve apenas para você ver a "informação" do item.
3. Jump to item...
Serve para você procurar ID's, e você é automaticamente redirecionado para ele na sua janela de materiais.
4. Minimap
Não há o que ser explicado, apenas deixe-o aberto para saber se agrupou bem a vegetação, fez um bom formato e etc.
5. New material
É óbvio que vai abrir uma nova janela de materiais.
Imagem explicativa

- Floor
Como todos já devem saber, o floor serve para você identificar o piso/andar em que você está.
Para mudar de andar, basta ir à aba "Floor" (menu superior) e seleciona o andar para o qual você deseja ir, ou apertando as teclas: + e -
- Houses
Antes de tudo, é necessário "configurar" as casas/houses do mapa, para que elas possam ser compradas e etc.
Obs: Para criar uma casa, é necessário primeiro criar uma "cidade/town" (indo em: "Tools > Edit Towns").
Imagem Explicativa
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 458x260. |

1. Town
Nesta opção, você seleciona a cidade à qual a casa vai pertencer.
2. Name
É óbvio que aqui você deve colocar o nome da casa.
3. Exit
Você deve determinar as coordenadas "finais" da casa.
4. Rent
Não é preciso ser definida caso você já tenha escolhido a cidade no "town", caso não tenha sido, você deve selecionar a cidade à qual a casa pertence.
5. Cost
O preço da casa, no caso dos servidores da atualidade, o preço é calculado pelo tamanho da casa (número de sqms), mas pode-se definir o preço da casa colocando o valor que você quer no "cost".
Após adicionar(Add) a casa ao mapa, você deve selecionar/demarcar (select) os sqms da casa (lembre-se de selecionar escadas e etc).
Obs: Quando você estiver "selecionando/demarcando" a casa, note que a cor do pisa irá ficar diferente (azul(?) claro) e depois de selecionada/pronta, os pisos ficaram em um tom de azul(?) escuro.
Tutorial RME: Instalando
Tutorial por: Mago Branco
Adaptado por: Manjyome Black
Agradecimento à: Elver Maguh
Vamos à instalação:
•Ao executar o aplicativo clique em Executar.

•Após isso confirme estar ciente da instalação clicando em Next.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 503x414. |

•Selecione I Agree, em seguida clique em Next.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 500x411. |

•Logo vemos 3 caixas de seleção, para que servem?
- Start Menu Folder ( criar uma categoria no Menu Iniciar);
- Desktop Shortcut (criar atalho na área de trabalho);
- Goto RME website after the installation (se deseja ir ao site oficial após concluir).
Tendo selecionado o que lhe será benéfico, vamos proceder, clique em Next.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 501x411. |

•Logo vemos mais 3 caixas de seleção, para que servem?
- Client 7.4,7.6,8.00,8.10,8.20,8.30,8.40 support (ativar opção que torna o RME compatível com todas elas);
- Client 8.50 support (ativar suporte a versão 8.50);
- Additional Material Extensions (ativar a extensão de materiais, são pequenos packs que facilitam ou simplificam o mapping).
Obs.:Recomendo deixar todos marcados. Após ter selecionado o que lhe for conveniente, clique em Next.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 506x416. |

•Escolha um diretório (local de instalação), após clique em Next para proceder.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 500x412. |

•Confirmando a instalação, sua última chance de optar por não instalar o editor. Para iniciar a instalação clique em Next novamente.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 501x413. |

•Instalação concluída, clique em Close para fechar e ainda não execute o Remere's Map Editor. Leia antes o resto do passo a passo.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 501x411. |

•Após ter feito o download, instalado o editor conforme a auto-ajuda faça o download da última versão que suporta o seu editor, pelo fato de ser a que ele vai pedir no início:
Selecione e faça download dos Clientes de Tibia que precisar!
•Você logicamente fará o download da versão correta de que irá precisar, após ter baixado abra a instalação do client (do que acabou de baixar). Instale normalmente mais preste atenção, quando chegar às seguintes partes (estão na imagem abaixo) deixar conforme estão na mesma:
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 503x390. |

![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 506x393. |

•O intuito disso é fazer com que esse client não interfira nos outros, tornar ele individual para o editor de um modo simples basicamente. Tendo finalizado a instalação abra o seu editor recém-instalado (Remere's map Editor). Ele abrirá perguntando se você deseja que o editor informe quando houver uma nova versão disponível (bom para quem gosta de se manter atualizado, fica opcional deixar SIM ou NÃO.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 696x499. |

•Chega essa parte tão simples mais que o povo tanto se bate... Aqui o programa irá pedir os arquivos Dat (que são as configurações internas dos items) e o Spr (que são as imagens dos itens). Dê Ok para procedermos.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 698x498. |

•Abrirá então uma janela onde você deverá indicar onde está a versão pedida, que se você seguiu corretamente o tutorial saberá onde está e o programa não terá nenhuma dificuldade em reconhecer:
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 695x496. |

•Indique exatamente a pasta onde está a versão pedida um pouco antes...
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 698x498. |

•Caso esteja tudo de acordo seu editor estará pronto para uso, bom mapping.
Tutorial por: Cardy
Créditos: SimOne Map Editor, Remeres Map Editor
Agradecimento: Elver Maguh
•Fazendo Placas
•Fazendo Teleports
•Sistema Parcel
•RME aceitando spr e dat editados
•Adicionar Npc/Monster ao Palette do RME
Fazendo Placas
1. De dois cliques na placa.
2. Digite o texto dentro na caixa e clique em OK.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 681x537. |

![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 681x536. |

Fazendo Teleports
1. De 2 cliques no teleport.
2. Coloque as coordenadas. (x, y, z)
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 763x621. |

![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 766x626. |

Sistema Parcel
1. Clique em Tools/Edit Towns...
2. Coloque o nome e a posição do templo da cidade na caixa, e clique em Add.
3. De 2 cliques na Box do Depot, e coloque o número do Town.
Ou seja, o Nome da cidade no caso é OTserv Networks e o número 1, se você colocar o número 1 na box que corresponde ao nome da cidade, quando o player coloca OTserv Networks no label do parcel, o parcel será mandado para essa box.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 961x749. |

RME aceitando SPR e DAT Editados
1. Abra o RME depois clique em File/Preferences
2. Clique na aba Client Version e desmarque a última opção "Check File Signatures"
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 690x556. |

![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 702x556. |

Adicionar Npc/Monster ao Palette do RME
1. Clique em File/Import/Import Npcs ou Monsters
2. Irá abrir uma janela de procura, nessa janela você irá procurar o arquivo XML do seu
npc ou monster, quando encontrar seu "npc/monster" de um clique duplo sobre o arquivo dele.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 698x498. |

![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 563x412. |


Bom galera... Esse foi um tutorial bem interessante e que irá ajudar muitas pessoas...
Gostaram ? Comentem... SE GOSTARAM, CLIQUE EM AGRADECER...

É meu fan ? Fiz alguma coisa para você ? Então use:

Gostou do que eu fiz ? Eu te ajudei em alguma coisa ? Então clique em agradecer ali em baixo. Não demora nem 3 segundos.
0 comentários:
Postar um comentário